4fc429db32364dd5bf894643843db789.jpg

Dicas

 

Consulte aqui algumas dicas de estruturação e organização, sugeridas por Rafaela Castro Gestão Organizacional:

 

  • Arquivos de aço ocupam muito espaço, podem ser substituídos por armários com escaninhos e pastas intercaladoras. Para grandes quantidades de documentos, com área física reduzida, sugere-se arquivos deslizantes, pois concentram volume e ocupam pouco espaço.
  • No varejo, layouts organizados e bem resolvidos multiplicam a possibilidade de atendimentos e produzem, assim, crescimento de vendas.
  • Utilize sempre uma única identidade corporativa: na comunicação com o cliente interno e externo, apresentação pessoal da equipe, marca, embalagem, materiais institucionais, arquitetura, acesso às informações no arquivo físico e eletrônico, nos documentos gerados, atendimento telefônico e demais manifestações visuais da sua empresa.
  • Realize benchmarking junto a empresas do ramo. Não reinvente a roda, existem soluções prontas a serem implementadas sem grandes investimentos.
  • Limite suas atividades profissionais ao horário de expediente, organize-se e aproveite o tempo livre para ler, criar, descansar e se divertir. Isso é qualidade de vida, é saúde física e mental.
  • Procure saber o que seu cliente espera de você: aplique periodicamente Pesquisas de Satisfação ou simplesmente pergunte.
  • Certifique-se da melhor ordenação dos documentos físicos e eletrônicos (nome, assunto, número, etc.). Para pequenas quantidades de documentos, indica-se cores para identificação dos arquivos. Ganhe tempo no acesso as informações.
  • Defina rotinas e horários para a consulta de e-mails. Retornos não devem ultrapassar 24 horas e devem ocorrer preferencialmente no mesmo dia. Sendo impossível, informe que está providenciando a solução/informação para, então, refazer o contato.
  • Organize seus procedimentos para a informatização, desenhe o fluxo de informações e detalhe necessidades. Informatizar a "bagunça" não funciona, gera desgaste e grandes investimentos.
  • Incentive a multifunção: se a empresa tiver pelo menos dois colaboradores cientes de cada processo, situações como férias, desligamentos e ausências temporárias não serão problema.
  • Prepare seus sucessores.
  • Forme/Incentive grupos de estudo.
  • Elimine papéis, retrabalhos, conferências desnecessárias, formulários e relatórios obsoletos, espaço físico - tudo gera custos.
  • Disponibilize o organograma funcional da empresa a todos os colaboradores e respeite a hierarquia, procedimento que evita insubordinações e facilita o exercício das lideranças.
  • Preste atenção permanentemente aos custos fixos e variáveis.
  • Desenvolva um Plano de Cargos e Salários e Meritocracia, incentive sua equipe, retenha, fidelize.
  • Crie relatórios gerenciais simples e padronizados, com periodicidade definida.
  • Dê autonomia a sua equipe, criatividade e inovação mantêm você no mercado.
  • Integre novos colaboradores na empresa, treine-os nos processos e funções. O retorno será sempre mais rápido.
  • Um Plano de Assunto, por ordem alfabética, onde conste localização, forma de ordenação e prazo de guarda dos documentos, facilita o acesso às informações.
  • Seja incansável no atendimento: abuse de cordialidade, dê respostas rápidas, transmita conhecimento e segurança, solucione seus problemas e gere valor para os clientes. Crie seu Padrão de Atendimento. Sempre que possível, faça uso de roteiros e scripts.
  • Realize Cliente Oculto.
  • Atualize o cadastro de clientes, prospects, fornecedores e parceiros, fonte para ações comerciais e de marketing, base de consultas rápidas e eficazes.
  • Conheça a interface dos processos organizacionais e a interferência/conseqüência de seu trabalho sobre eles.
  • Registre tudo: atividades, projetos, idéias e pendências, de modo que nada seja esquecido; disponibilize as informações, assim a empresa não dependerá apenas de você para FAZER ACONTECER.
  • Elogie e valorize seus colaboradores. Equipe motivada faz milagres por você e pela empresa.
  • Não utilize diretórios e arquivos eletrônicos com o nome de colaboradores, crie uma estrutura padrão, bem como uma metodologia para a nomenclatura dos arquivos, a fim de facilitar o acesso às informações.
  • Implante o Programa 5S.
  • Seja objetivo e direto na comunicação, simplifique.
  • Trabalhe com uma equipe diversificada, mescle vitalidade e maturidade, generalistas e especialistas, operação e gestão.
  • Planeje suas atividades para o dia seguinte, para a semana, para o mês e para o ano e adote uma ferramenta que auxilie na gestão destas informações.
  • Dê preferencia a agendas compartilhadas.
  • Se você não tem resposta para uma pergunta, pesquise, converse com quem sabe e retorne sempre. Credibilidade é a sustentação de sua empresa.
  • Avalie em profundidade os sistemas de informática a serem implementados na empresa: existem várias alternativas e nem sempre o que é bom para uma, é bom para outra. Evite desgastes e investimentos desnecessários.
  • Valorize o que cada colaborador tem de melhor, identifique suas potencialidades e tire partido das competências, aplique avaliações, dê feedback, invista em desenvolvimento.
  • Seja pontual nos compromissos firmados com clientes internos e externos. Pontualidade transmite organização e respeito.
  • O descarte de documentos segue o prazo legal; documentos sem valor legal devem ser avaliados e descartados anualmente, a fim de manter o arquivo atualizado e o espaço otimizado. Arquivos eletrônicos devem seguir a mesma regra. Digitalize.
  • Mantenha backup das informações em servidor, nuvem e HD externo.
  • Questione sempre! Procure saber o que ainda não sabe, invista no crescimento pessoal e profissional, avalie a necessidade/utilização de certos documentos, controles e procedimentos. Simplifique, valorize apenas o que agrega valor.
  • Incentive a participação dos colaboradores da linha de frente. Além de excelente fonte de motivação, eles normalmente possuem informações importantes para a tomada de decisão.
  • Realize Pesquisas de Clima periódicas.
  • Os processos de trabalho e o layout do espaço devem estar alinhados, permitindo a otimização das rotinas.
  • Os sistemas de informática, específicos para controle de documentos nas empresas, auxiliam na recuperação das informações.
  • Desenvolva e divulgue canais de comunicação com seus clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Manualize direitos e obrigações, regras e procedimentos, o que não é registrado não é lembrado.
  • Crie seu Código de Ética e Compliance.
  • A apresentação pessoal da sua equipe é fundamental (a primeira imagem é a que fica). Forneça uniforme, pelo menos, para a linha de frente e crie um padrão de vestimenta para os demais cargos.
  • Mantenha seu site atualizado, torne-o atrativo.
  • Abuse das redes sociais, divulgue produtos, notícias, artigos, imagens, fotos, etc. e monitore seu retorno.
  • Crie produtos, mesmo na área de serviços. É comprovado que produtos vendem mais do que conceitos.
  • Forme parcerias estratégicas.
  • Formalize as definições com seus clientes, fornecedores e parceiros.
  • Invista em Programas de Sustentabilidade e Conscientização.
  • Compartilhe o Planejamento Estratégico com sua equipe.
  • Crie Comitês para a troca de ideias e tomada de decisão.
  • ​Realize Diagnóstico Organizacional, no mínimo anualmente, busque a melhoria contínua.
  • Estabeleça e acompanhe indicadores e metas.